Caem custos de produção de trigo no Paraná

De acordo com levantamento da Consultoria Trigo & Farinhas

Os custos de produção de trigo no estado do Paraná estão diminuindo, de acordo com levantamento da Consultoria Trigo & Farinhas. Os motivos são dois: “queda do dólar (no trimestre o dólar cedeu 4,38% e no ano até agora acumula baixa de 2,53%). Isso reduziu os custos de importação de alguns insumos básicos; e queda na taxa de juros, que caiu de 13,75% em janeiro deste ano para 8,25% nesta semana”.

“Como todos sabemos, a tradição no setor é se considerar apenas os custos variáveis, uma vez que não é o trigo que sustenta a fazenda, mas ele é apenas um complemento utilizado no inverno para manter a propriedade funcionando e sempre tentar conseguir algum pequeno lucro adicional, além de abastecer o país com este importante produto”, comenta o analista júnior da T&F, Luiz Fernando Pacheco.

Contudo, ele aponta que, mesmo com esta queda nos custos variáveis de produção, o mercado físico ainda não está proporcionando lucros aos agricultores nesta temporada, que está recebendo uma média de R$ 33,00/saca, cerca de 7,54% a menos do que o custo variável de produção de R$ 35,69/saca.

“Em primeiro lugar, porque tradicionalmente durante a colheita os preços ficam sob pressão (em qualquer parte do mundo acontece isto). Mas, além disso, há também, de um lado, a pressão da super oferta da Rússia nesta temporada, que pressiona os preços do trigo argentino, que, por sua vez, pressionam os preços internos no Brasil, porque chegam aqui livres de impostos e com fretes mais baratos”, diz Pacheco. 

“Por outro lado, há a forte redução da demanda de farinhas, que reduz a moagem e que, por sua vez, reduz a demanda por trigo em grão e pressiona os preços para abaixo dos custos de produção. O trigo é uma cadeia, no qual cada elo depende dos restantes e não apenas do que lhe está próximo. No caso atual, o último elo, o do consumidor final, é que está trancando toda a cadeia para trás, uma vez que está reduzindo em quase 40% e 50% a demanda de massas e biscoitos nos últimos três anos”, conclui.

8135eeefb5e24de69ca07a90a45dc828 200x200

 

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/caem-custos-de-producao-de-trigo-no-parana_398785.html